Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estudos Bíblicos

Veneno que se espalha 1


Nem aja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12. 15b).
Nosso espirito é a parte mais profunda do nosso ser. Por meio dele, nos relacionamos com Deus, sentimos afinidades ou a quebra de relacionamentos. Em Romanos 8. 16, lemos “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”.
Quando um dos cônjuges é magoado, o casamento sofre. É impossível resolver os conflitos sem restaurar os espíritos feridos. Muitas esposas ferem os espíritos de seu marido, às vezes mesmo sem saber. Isso pode acontecer quando há:
. Resistência à liderança: Quando a esposa resiste de forma contumaz em aceitar o marido como líder, ele pode até tentar força-la a concordar com ele ou afastar-se delegando a responsabilidade da liderança a ela. Daí em diante, ele se torna ausente, distante e omisso.
. Falta de confiança nas decisões do marido: O marido torna-se defensivo e resistente quando sua esposa demonstra desagrado, ansiedade ou discórdia seguidamente de suas decisões. Porém, se ela manifesta o desejo de cumprir suas resoluções e se dispõe a ajudar, isso pode motivá-lo a reavaliar as suas decisões, se ele fracassar, a esposa precisa estar preparada para enfrentar esse fracasso com ele, tendo em mente o que a Bíblia diz: “Como ribeiro de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina.” (Provérbios 21. 01).
. Ressentimento e falhas do passado: O marido sabe quando a esposa não o perdoou. Isso fica ainda mais evidente quando ela usa os erros dele para convencê-lo a aceitar sua decisão ou justifica uma falha sua no presente com o que ele fez no passado.
. Falta de espírito de gratidão: Ao reclamar que o seu marido não é provedor que a família espera e precisa, ele começa a perder a motivação de sustentá-la. Quando ela age de modo contrário e demonstra sua gratidão pelo empenho e esforço do marido, a motivação dele aumenta e o leva a batalhar por um emprego melhor ou por uma promoção.
. Tentativa de corrigí-lo em público: Ironias, sarcasmo, indiretas, críticas em público expõe o marido e denigrem sua imagem. Todo marido deseja ter a admiração e o respeito da esposa. Ele não falha porque quer. Quando a esposa confia no Senhor e consegue reagir positivamente diante das decisões difíceis, Deus pode ensinar o marido sobre o seu erro.
Investigue o seu coração e avalie se, de alguma forma, você têm ferido o seu marido ou um pretendente. Peça perdão a ele e graça e poder a Deus para modificar sua atitude e seu comportamento.
(Extraído da Bíblia da família de estudos de Jaime e Judith Kemp).

Nenhum comentário: