Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estudos Bíblicos

Veneno que se espalha 2


“Tome cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno.” (Hebreus 12. 15).
Não é apenas a esposa que pode ferir o espírito do marido. O contrário também é totalmente verdadeiro. Vejamos como é o outro lado da moeda. A mulher sente-se ferida quando o marido:
. Não lhe reserva o primeiro lugar em sua vida:
O homem te a tendência de se realizar no emprego, no sucesso profissional e negligenciar a esposa. Quando ela não se sente que é a primeira em sua vida, começa a questionar seu amor e fica insegura. O dever do marido é suprir as necessidades da esposa. Desse modo ela se sentirá amada.
. Falha em reconhecer as tentativas de agradá-lo e à família:
Sempre que a esposa quer agradar o marido, ela planeja situações especiais para ele. Quando ele não percebe seu gesto e não expressa a sua apreciação, está sendo insensível à necessidade que ela sente de ser elogiada e reconhecida. “Côfe. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Reche. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Tau. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.”
. A compara desfavoravelmente com outras mulheres:
É um erro enorme comparar a aparência ou as habilidades da esposa às de outra mulher, em especial relativo a algo que não possua. É ainda pior se a comparação for feita em forma de cinismo ou ironia ferina.
. Falha em liderá-la espiritualmente:
A esposa tem grande necessidade de sentir a liderança espiritual do marido. Quando ele não corresponde ou demonstra desinteresse em ser um bom líder espiritual, ela não consegue confiar plenamente nele e pode até procurar a liderança de outras pessoas.
. Não tem disciplina e demonstra fraqueza moral:
A esposa perde a admiração que tem pelo marido se observa nele falta de disciplina ou fraqueza moral. A situação piora quando ela expressa seu desagrado, e ele, então, coloca-se na posição de vítima e sugere que ela é a megera. A inversão de papéis só torna mais grave a mágoa que ela sente.
Ao casar, a mulher espera que o marido seja seu amigo, companheiro, confidente, cúmplice, protetor, namorado, amante etc. Quando ele não a prioriza como ela espera e quer, não reconhece o seu esforço para agradá-lo e à família, é insensível e desajustado, ela pode adoecer emocional e espiritualmente, comprometendo o casamento.
(Extraído da Bíblia da família de estudos de Jaime e Judith Kemp).

Nenhum comentário: